Inicial > Cine+Cultura, Cineclubes CE, CNC, Destaques > Cine+Cultura: Prorrogadas as inscrições do edital do Ceará

Cine+Cultura: Prorrogadas as inscrições do edital do Ceará

Cada um dos projetos selecionados receberá equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV e 104 filmes do acervo da Programadora Brasil

A Secult informa que prorrogou as inscrições para o Edital Cine Mais Cultura para cineclubes, que seguem abertas até dia 7 de dezembro de 2009. O edital é uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e irá selecionar 45 cineclubes. Cada um dos 45 projetos selecionados receberá equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, 104 filmes do acervo da Programadora Brasil e oficinas de capacitação para a atividade exibidora.

Esses pontos selecionados serão os Cines Mais Cultura – ação que faz parte da Agenda Social do Governo Federal e e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação cineclubista. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 20 de novembro de 2009. Os interessados poderão conferir o edital no site http://www.cinemaiscultura.org.br e no site http://www.secult.ce.gov.br.
Os editais têm como foco pessoas jurídicas sem fins lucrativos e visam contemplar bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, associações de moradores e até mesmo escolas e universidades públicas que favoreçam o encontro do público com a produção audiovisual nacional. s propostas selecionadas serão distribuídas igualitariamente pelos 14 (catorze) Fóruns Regionais de Cultura e Turismo do Ceará (anexo X), priorizando os indicadores do Programa Mais Cultura.

Tripé: Tecnologia Digital, Capacitação e Conteúdo
O edital disponibilizará para os novos 45 Cines Mais Cultura, contemplados por este edital de 2009, o equipamento necessário para instalar salas de exibição digitais. São eles: uma tela para projeção de 210 polegadas (4m X 3m), um projetor de vídeo com potência de luz de 2.200 ANSI Lumens, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de 4 canais, quatro caixas não amplificadas de potência de 250 watts, um amplificador com 1200Wrms de potência, dois microfones sem fio de alcance de 150 metros e uma Câmera Filmadora Digital Mini DV 3CCD ( Panasonic – modelo NV-GS320PL-S) com função Photo shot para tirar fotos no Cartão SD e monitor LCD em cores de 2,7 polegadas wide.

Já as oficinas de capacitação cineclubista têm como objetivo qualificar de maneira prática os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecer informações sobre questões relevantes e atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade. Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines Mais Cultura ao diálogo com a comunidade local para a participação efetiva nas atividades. Esse trabalho será desenvolvido com apoio de um manual de capacitação produzido para o programa, por meio de parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).

Após receber os equipamentos e a capacitação, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (www.programadorabrasil.org.br). Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública, por meio de permissão de uso. A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros. Ao longo de dois anos, cada Cine Mais Cultura poderá solicitar até 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega dos relatórios das atividades. Os Cines terão que exibir por ano 60% de conteúdo nacional, podendo ser ou não da Programadora Brasil, com total liberdade de escolha dos títulos das suas sessõe

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário