Inicial > Cine+Cultura, Cine+Cultura BA, Cineclubismo, CNC > Itajuípe já tem cineclube

Itajuípe já tem cineclube

Diretoria da Associação dos Filhos e Amigos de Itajuípe (Afai) comunica a inauguração do cineclube da cidade, no mês passado. Veja mais no texto enviado pela entidade e publicado abaixo na íntegra.

A cidade de Itajuípe está localizada no Sul do Estado da Bahia, próxima à Itabuna, e possui cerca de 20 mil habitantes. É, atualmente, uma cidade pobre porque sua base econômica, o cacau, há muitos anos foi vitimada pela praga da   “vassoura de bruxa” e a cada ano a produção sofre um progressivo declínio. No auge da cultura do cacau, o município chegou a figurar como o quarto maior produtor do fruto, experimentou algum crescimento social e teve até três casas para a exibição de filmes.

Hoje, a cidade luta para sair do estado de penúria econômica e social em que se encontra. É uma missão dificílima e muitos apostam que a economia do cacau jamais voltará a ser o que foi no passado. Existem esforços de produtores isolados, mas ninguém arrisca assegurar que triunfarão.

Diante desse quadro de arruinamento socioeconômico, um grupo de pessoas – a maioria filho da terra -, residentes em Salvador e Itajuípe, criou, há dez anos, a Afai (Associação dos Filhos e Amigos de Itajuípe) com o objetivo de ajudar a cidade nas áreas das saúde, cultura, educação, gestão ambiental e do trabalho/renda.  A Afai não tem o apoio de nenhum órgão público e, também, não quer competir com as ações da prefeitura municipal. Faz um trabalho independente, lutando e bancando financeiramente todas as suas iniciativas.

A última e grandiosa realização da Afai foi a fundação de um cineclube, no dia 12 do mês passado. A cidade não tinha um cinema há mais de 40 anos. Muitos itajuipenses viam filmes somente pela TV e nunca assistiram a uma película numa tela grande. Até aí, nenhuma novidade porque 90% das cidades brasileiras estão na mesma situação.   Mas, agora, graças ao esforço da Afai, especialmente das professoras Maria da Luz Pinto Leite e Silmara Santos Oliveira, do engenheiro Itatelino Leite e do médico João Crisóstomo Lucas Neto,  Itajuípe passou a ter um cineclube.

Não podemos deixar de registrar o papel de suma importância para o retorno do cinema a nossa cidade e o grande amor pelo cinema que tem o itajuipense Cícero Bathomarco, diretor de cinema, que já foi premiado nessa arte e hoje é um grande entusiasta do crescimento cultural e econômico da nossa terrinha.

O sucesso de público está sendo grandioso. As sessões gratuitas acontecem nas noites de todas as sextas-feiras com a casa lotada. O Cineclube Afai funciona com o apoio do Ministério da Cultura, projeto Cine + Cultura, e prioriza a exibição da produção nacional de filmes.

Valendo-se de obras de grande valor estético e conteudista do passado e presente do cinema, o Cineclube AFAI tem como objetivo contribuir para o crescimento cultural das pessoas da cidade de Itajuípe. Só serão selecionados para exibição filmes de alto nível e que possam engrandecer a vida intelectual da cidade.

Sem dúvida, o Cineclube Afai irá despertar nos itajuipenses a chama de amor pelo cinema, essa arte moderna, capaz de fazer, como nenhuma outra arte, o retrato inteiro do homem contemporâneo. Cinema é um lugar único em que você se desgarra das coisas normais do cotidiano, como celulares, barulhos externos e outros, recebendo uma gama de informações novas e prazer cultural enorme, viajando em terra e histórias imagináveis.  É você e a tela, você e a historia contada, você e a pipoca, muitas vezes!

Ressalte-se, por fim,  o mais importante: o árduo trabalho da Afai tem como marca a voluntariedade.

Parabéns a todos que ajudaram em mais uma vitória!

Texto enviado pela diretoria da Afai

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário